CONHECENDO A MISSÃO ATOS EM BEBEDOURO




Quem somos:
Somos a
“ COMUNIDADE CRISTÃ MISSÃO ATOS ”

Uma igreja que busca diligentemente resgatar a essência e princípios do evangelho, vivendo sua verdade!

Significado do Nome: Segundo o dicionário temos:

- Comunidade: Sociologia Agrupamento social que se caracteriza por acentuada coesão baseada no consenso espontâneo dos indivíduos que o constituem.

- Cristã: Que ou aquele que professa a religião de Cristo.
     
     - Missão: s.f. Encargo, poder dado a alguém para fazer alguma coisa: cumprir uma missão

     - Atos: s.m. Manifestação da vontade humana: ato de bondande, de caridade; julga-se um homem pelos seus atos.


Significado Profético:

“Pessoas vivendo em unidade (Comunidade), professando a mesma Fé em Cristo Jesus (Cristã), resgatando a Essência do Evangelho (Missão), caminhando segundo os Atos de Cristo e dos Apóstolos (Atos)”.


OS FUNDAMENTOS DESTA CASA

“Não há como se edificar uma casa estável, sem que ela esteja bem fundamentada”

         Existem princípios bíblicos que são “Verdades Absolutas” da palavra de Deus, essas verdades são inegociáveis, sendo elas o alicerce desta casa espiritual.

      Todos os nossos princípios e fundamentos doutrinários estão baseados na Bíblia, que é a Palavra de Deus, resumidamente, somos uma igreja e...

  • Cremos no Deus Único e Verdadeiro, existindo na "Trindade Santíssima" (Pai - Filho - Espirito Santo) Onipotente, Onipresente e Onisciente.
  • Cremos na Ressurreição e na Vida Eterna.
  • Cremos na obra redentora de Jesus na Cruz, tornando-se nosso único e suficiente salvador.
  • Cremos na salvação do Homem pela Graça, mediante a Fé em Cristo Jesus.
  • Cremos que a Bíblia é a Voz de Deus expressa em palavras humanas e deve ser vivida como única regra de fé e prática.
  • Cremos no agir e fluir do Espirito Santo no coração do homem.
  • Cremos nos Dons outorgados pelo Espírito Santo a todos que O buscam, segundo a Sua vontade para edificação da igreja.
  • Cremos nos Dons outorgados por Cristo (apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres) a alguns para aperfeiçoamento da Igreja.
  • Cremos no Amor Incondicional, no Perdão e na Restauração de todo aquele que verdadeiramente se arrepende e se entrega a Cristo passando a viver Sua Palavra.
  • Cremos na segunda vinda de Cristo e no arrebatamento da igreja.

Enfim...


“A solidez de uma casa é determinada pelos seus fundamentos. Uma igreja bem edificada precisa estar alicerçada na instrução, revelação e princípios da Palavra genuína de Deus que é a Bíblia.”


A ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DESTA CASA

Para compreendermos a estrutura e o funcionamento desta igreja, precisamos saber primeiramente qual é a sua Missão.

“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” (Mt 28:19-20)

Como igreja, temos uma missão e uma tarefa a cumprir;

“Evangelizar e fazer Discípulos de Cristo”

Para viabilizar isso, esta igreja atua em 02 (duas) áreas “No templo e nas Casas” como a igreja primitiva no tempo dos apóstolos;
 
E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.” (At 2:46-47)


NO TEMPLO

Os cultos no templo são necessários e vitais para todos os membros, pois há uma benção especifica derramada sobre a igreja quando ela se reúne em o nome do Senhor Jesus para cultuar e adorar ao Deus Altíssimo.

Preste atenção:

“OH! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o SENHOR ordena a bênção e a vida para sempre”.  (Sl 133:1-3)

 “Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela (Mt 16:18)

         Quando a igreja se reúne as portas do inferno não prevalecem, cadeias são quebradas, grilhões são despedaçados, vidas são tocadas, curadas e transformadas pelo poder do Espirito Santo que age na igreja, mesmo que os nossos olhos naturais não vejam, é isso, exatamente isso que acontece no mundo espiritual.



NAS CASAS

O trabalho nas casas se desenvolve de maneira multiforme, procurando resgatar a essência da igreja primitiva onde o objetivo é estarmos vivendo em união suprindo de acordo com nossas possibilidades, as verdadeiras necessidades uns dos outros [naturais e espirituais (partindo o pão)], com alegria e singeleza de coração, trazendo edificação e paz as casas.


O FUNCIONAMENTO

 Em Efésios 4:16 está escrito; “Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.”

 “Todo Corpo bem ajustado Cresce”

Para obter um crescimento saudável nossa estrutura desenvolve alguns trabalhos direcionados, visando suprir necessidades específicas, o que chamamos de;

Redes
  •   Missão Casais
  •   Missão Mulheres
  •   Missão Jovem
  •   Missão Teens
  •   Missão Kids
  •   Missão Crescer
  •   Missão Prosperar
  •   Missão Ide
  •  Missão Música e outras que poderão surgir com o crescimento


 As redes como já dissemos tem como finalidade suprir necessidades específicas e funcionam como engrenagens, onde através do agir do Espirito Santo e do poder de Deus, a Palavra é ministrada de maneira específica e compreensível a todos e em todas as etapas e áreas que envolvem o ser humano.


  •  Missão Social


Nossa visão além das Redes atuantes na igreja é atuar também em trabalhos Sociais, onde verdadeiramente servimos a sociedade como Sal da terra e Luz do mundo. Participando da vida comum de asilos e orfanatos, hospitais e entidades de apoio ao ser humano. Permitindo assim que Deus brilhe Sua luz através de nós e muitos sejam atraídos pelo seu Amor Incondicional expresso em atitudes.


A COBERTURA E O GOVERNO DESTA CASA

         Após conhecermos e entendermos a estrutura que dá suporte a esta casa, vamos considerar o tipo de cobertura necessária para que cada pessoa se sinta abrigada, protegida, e completamente segura, quando as “tempestades da vida” vierem tentando atingir.

         Para entender o principio de cobertura e autoridade sobre à Casa de Deus, vamos primeiro distinguir os conceitos entre:   Igreja Universal  e  Igreja Local 

- Igreja Universal:  É composta por todos os crentes em Cristo em todas as épocas e nações. Também chamada de “universal assembleia e igreja dos primogênitos inscritos nos céus” (Hebreus 12:23a)
     
    Ninguém pode suprir suas necessidades na igreja universal, porque ela simplesmente é invisível, não tem endereço físico, nem horário de reuniões. Como ceiaremos juntos? Como posso ser pastoreado?...  

- Igreja Local:  É a congregação do povo de Deus que se reúne em um lugar especifico em uma cidade, compostas por pessoas nascidas de novo e comprometidas com a visão e propósito de Deus para aquela Comunidade. A igreja local é o plano de Deus para suprir nossas necessidades, onde preparou o ambiente ideal para que a nossa vida seja cuidada.
        
         Muitas pessoas por não entenderem esse princípio bíblico e a necessidade de se firmarem debaixo das autoridades estabelecidas na Casa de Deus acabam vindo à igreja sem assumir um compromisso de uma integração plena.
          
          Justificativas como; “estou firmado na rocha” , “Deus fala comigo e eu sei muito bem o que Ele quer de mim” , “não aceito esse negocio de cobertura” , “já tenho meu ministério e foi dado por Deus e não pelos homens” , “meu compromisso é com a igreja de Jesus e não com a igreja local”...  São desculpas para não assumir compromissoAssistir sem Assumir , Participar sem Pertencer , Vir mas não se Vincular!


Portanto a cobertura espiritual se dá através da Igreja Local, pois ela é;

- Local de Crescimento: Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo”. (Efésios 4:15)

- Local de Edificação: “Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação”. (I Coríntios 14:26)
 - Local de Aperfeiçoamento: “E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo”. (Efésios 4:11-12)
- Local de nos Completarmos Espiritualmente: “Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação. Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros”. (Romanos 12:4-5)
   
“A igreja não é local para competir, e sim para completar e ser completado”
  
Sozinhos somos alvos fáceis, mas na igreja estamos protegidos, temos proteção, ou seja, estamos cobertos e protegidos debaixo da autoridade de Deus através da liderança por Ele instituída.

Como saber se estamos ou não protegidos? Há algumas perguntas interessantes que são indicativos onde podemos observar se nossa vida está ou não debaixo de cobertura;              
- Quem me pastoreia?
- A quem presto contas da minha vida?           
- Quem me aconselha?        
- Quem me exorta e corrige?  
- Quem me acolhe?              
- Quem ministra a graça de Deus sobre mim?  
- Quem me ajuda?               
- Quem me alimenta?         
- Quem intercede e presta contas perante Deus por minha vida? 
       Muitos resistem ou são vagarosos em reconhecer a autoridade estabelecida por Deus!
Querem ser submissos ao Espírito Santo, mas não entram em obediência e submissão à autoridade na igreja local, ao invés disso andam de um lado para outro como ovelhas sem aprisco, infelizmente muitos estão sempre atrás de “novidades – campanhas – moveres”.

“Enganam-se a si mesmos, pensando que estão sendo guiados pelo Espírito Santo, quando na realidade, estão rejeitando a ordem de comando que o próprio Deus estabeleceu, consequentemente excluindo-se da cobertura, proteção e da direção divina para suas vidas”.

Direção Pastoral;

Não faça nada sem a cobertura espiritual da liderança que Deus colocou na igreja!


O GOVERNO
        
Em meio a vários tipos de governos eclesiásticos existentes como: Governo Episcopal (por meio de um Bispo), Governo Prebiteriano (presbíteros eleitos por eleição democrática), Governo Congregacional (por voto democrático da congregação), temos o nosso; 


  • Governo Local (presbitério local)

Cremos pela palavra que este é o único modelo que os apóstolos da Igreja Primitiva deixaram registrado.  As igrejas eram fundamentadas na Verdade do Evangelho através dos ensinamentos dos Apóstolos, porém não havia um centro único de comando, este sistema de governo permitia que as igrejas em cada localidade (locais) fossem governadas pelo seu presbitério, um grupo de líderes (pastores), que por sua vez eram liderados por um “bispo ou presbítero” geralmente os Apóstolos, mestres com Maturidade (pastor-presidente ou sênior). Havia também os “diáconos”, estabelecidos para auxiliar os presbíteros no cuidado do rebanho e da igreja.


OS MINISTÉRIOS – Ofícios Eclesiásticos estabelecidos para auxiliar no cuidado do rebanho e da igreja.

  • Pastores (Ministério Pastoral)

Presidem diante da Igreja (função apostólica) sendo responsáveis pela liderança e governo da igreja, responsáveis espirituais [visão profética (profetas)], Palavra e Crescimento Espiritual (mestre), responsáveis pela guarda e proteção das ovelhas, dedicando suas vidas inteiramente ao serviço pastoral através da diaconia.

São homens e mulheres que tem o seu chamado e sua vocação vinda de Deus, não por necessidade ou vontade própria. 

E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado”. Atos 13:2


  • Presbíteros (Ministério Presbiteral ou Presbiterado)
Exercerem uma função de autoridade no meio da igreja, responsáveis também pelo ensino (mestres) e auxiliando na supervisão do rebanho (visão profética).

  • Diáconos (Ministério Diaconal)
Compostos por homens e mulheres com alta qualificação de caráter e competência, responsáveis pela supervisão dos aspectos naturais da igreja, assistindo as famílias em suas reais necessidades. Aliviando os pastores do serviço natural podendo estes se dedicarem à oração e ao ministério da palavra.


Obs.: Entendemos os Cinco Ministérios descritos em Efésios 4:11 (apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres), como os DONS de Cristo que devem ser exercidos como funções práticas e não necessariamente todos como cargos eclesiásticos, devem estar presentes nos ministérios para aperfeiçoamento da igreja, mas ELE mesmo, Jesus, sendo a Essência dos cinco ministérios se auto intitula como;

“O Bom Pastor”
Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido” (João 10:14)


OBS.: Entendemos que não existe uma “escalada”, Jesus Cristo é quem separa "alguns" e "outros", não "todos" para ministérios específicos, conforme está em Efésios 4:11



A ALIANÇA ENTRE AS IGREJAS

Como vimos, cada igreja local é “autônoma”, porém entendemos pela Palavra que sempre deve haver uma relação de cooperação entre as igrejas ou ministérios, pois as igrejas locais compõe a Igreja Universal.

Entendemos que essa relação deve ser estabelecida com base na Aliança Ministerial (cobertura espiritual, discipulado, apoio natural e financeiro, comunhão, intercambio,...) tendo a mesma visão e doutrina ministerial que são os alicerces da igreja, com o propósito de suprir as necessidades de cada igreja local visando seu bem estar e crescimento.


Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará? E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.”  (Ec 4:9-12)


“A Comunidade Cristã Missão Atos em Bebedouro-sp, caminha em aliança ministerial com a Igreja Comunidade Cristã Missão Atos em São Carlos-sp, onde mantemos total e livre comunhão sendo orientados, fortalecidos e cobertos espiritual e ministerialmente pelo seu presbitério”.



CONSIDERAÇÕES FINAIS

Que possamos pela graça de Deus e o agir do Espirito Santo em nós, frutificar em amor, edificando-nos uns aos outros para vivermos uma vida plena e abundante na presença do Senhor, experimentando o novo de Deus a cada dia, recebendo Vinho Novo e vivendo um Verdadeiro Avivamento.


É a nossa casa, nossa responsabilidade!

Luiz Fernando e Thaís Helena Fávero
Ministério Pastoral





Nenhum comentário:

Postar um comentário